IELTS General: dicas para se preparar para o exame

Como eu mencionei no meu primeiro post no qual eu falo sobre meu perfil no Express Entry, após fazer uma análise do meu caso com uma consultora de imigração, ela me disse que para ter alguma chance de conseguir o visto de residência, eu precisaria obter o famoso CLB 9 na prova do IELTS General.

Para quem não sabe, para fins de imigração somente é aceitável o IELTS General. Já para os Colleges, costuma-se exigir o IELTS Academic e alguns aceitam também outros tipos de prova.

CLB é a sigla para Canadian Language Benchmark e é o sistema de pontuação que a imigração canadense leva em consideração (encontre aqui o link do site da imigração sobre esse tema). No caso do IELTS, tirar CLB 9 significa obter nota 7 no Writing, Speaking e no Reading e nota 8 no Listening, conforme a tabela abaixo:

captura-de-tela-2016-12-04-as-00-58-00

Meu inglês já era fluente no momento em que eu agendei a prova, mas mesmo assim eu decidi estudar e me preparar bastante, pois é um exame caro e que pelo menos naquela época era impossível de agendar para antes de três meses, então eu não queria correr o risco de ter que fazer outra vez. Eu acabei optando por fazer duas horas de aula particular específicas para o IELTS por semana durante dois meses, o que me ajudou muito. Mas além disso fui atrás de todo o material que eu pude encontrar disponível na internet de forma gratuita para me preparar ainda mais. E posso afirmar que há muita coisa de boa qualidade, então para quem não tem condições ou não quer gastar dinheiro com aulas particulares nem tudo está perdido, é possível estudar sem gastar dinheiro.

Vou deixar aqui alguns links dos materiais que eu utilizei e considerei muito bons e espero que sejam úteis para quem estiver nessa fase de preparação:

  • Understanding IELTS: Techniques for English Language Test – Curso excelente que te ajuda a entender como a prova funciona e de que forma se preparar para cada uma dos módulos. Mas fiquem de olho pois ele não está sempre disponível.
  • Learn English with Emma [engVid] – canal do YouTube excelente com muitas aulas que te ajudam a se preparar. E o melhor é que ela é canadense, então as aulas são em inglês e você se obriga a treinar o ouvido enquanto estuda.
  • British Council: Learn English – várias dicas e conteúdo para estudar, oficiais do British Council que é a instituição que aplica o IELTS.
  • 301 Prompts for Argumentative Writing – esse site é do NY Times e é bem interessante para se preparar para o writing, porque são vários textos argumentativos sobre os mais diversos assuntos que vão te ajudar a expandir seu vocabulário argumentativo, o que é excelente porque num dos textos da prova vão pedir sua opinião sobre algum assunto.
  • IELTS For Free – aqui você encontra provas do IELTS para praticar.
  • IELTS Buddy – mais exercícios para praticar.
  • Exam English – mais provas e exercícios para praticar.
  • IELTS Mentor: Listening Samples – provas de listening para praticar.
  • IELTS Writing: Key Words & Expressions – expressões úteis para utilizar no writing. 

    Para quem é de Curitiba e tem vontade de investir em aulas para se preparar, eu recomendo muito a escola na qual eu fiz minhas aulas particulares, o CIVIC Institute. Fazem um excelente trabalho não só na preparação dos alunos para o IELTS, mas também têm outros cursos e outros idiomas. Para maiores informações, clique aqui.

Espero ter ajudado mais um pouquinho e em caso de dúvidas, deixe seu comentário.

Beijos e até o próximo post.

8 Comments

  1. Juliana

    Lu, uma coisa que me ajudou muito a me preparar para o exame foi o livro da Barron’s.
    Comprei o superpack, que vem com 2 livros cheios de provas, inclusive de redação e CDs pra você praticar para a prova de listening. Não é barato (acho que paguei uns 150 na época) mas é bem mais em conta que um curso, e se você for como eu, que não pode com essas coisas de estudar na internet, pq eventualmente vai se ver no facebook, é uma ótima alternativa.

    Achei na Saraiva por R$ 219,00.
    http://www.saraiva.com.br/barrons-ielts-superpack-3rd-edition-9280905.html

  2. Silvia

    Excelente! Estou começando a minha prepação e acho que só vou pegar umas horas com professor particular pra treinar speaking e correção dos meus textos. Você tem uma ideia de quantas redações você fez pra se sentir preparada?

    • lulikealocal lulikealocal

      Oi Silvia! Sim, se você tiver essa oportunidade acho muito válido, foi o que eu fiz e me ajudou muito, aprendi muita coisa e consegui a nota que precisava. Eu fazia de 3 a 5 de cada um dos dois tipos por semana nesses dois mesese de preparação. Se inscreva nesse curso Future Learn que eu coloquei o link, já começou mas você pode ir fazendo mesmo assim, vale muito a pena! Beijos e boa sorte!

  3. ana

    Oi Lu
    vc pode me dizer qual foi a agente de imigracao que vc usou para fazer a consulta? entendi que vc nao fez o processo com agente, mas gostaria de saber com quem fez a consulta e se indica o servico.

    mto obrigada
    abs

    • lulikealocal lulikealocal

      Olá Cristina…
      Difícil responder a esta pergunta, eu comecei a aprender inglês sozinha quando tinha uns 13 anos traduzindo música e desde então nunca mais perdi contato com a língua. Via muitos filmes, séries, sempre presentando atenção na legenda. Depois fui morar na Alemanha sem saber falar Alemão e tive que apelar para o inglês. E sempre usei muito inglês na faculdade e quando trabalhei. Nunca estudei de verdade por muito tempo, só fiz 2 meses de aulas particulares específicas para o IELTS. Obrigada pela visita 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *