Federal Skilled Worker: comprovando experiência de trabalho (modelo das cartas)

Como muitos já sabem, para ser elegível no processo de imigração Federal Skilled Worker um dos requisitos é comprovar no mínimo 1 e no máximo 3 anos de experiência de trabalho dentro dos NOCs A, B ou 0 (caso você não saiba o que sejam os NOCs, clique aqui para ir até a página com informações oficiais). Tenho visto que surgem muitas dúvidas em relação a isso e por isso espero que este post possa ajudar.

Para comprovar tal experiência, é necessário solicitar ao seu superior, ex-superior, ou o departamento de RH da empresa caso a pessoa que foi seu chefe já não se encontre lá, que assine uma carta que contenha várias informações como o nome e os dados da empresa, o seu nome, cargo que você ocupou, suas principais tarefas dentro desse cargo, as horas trabalhadas por semana, o salário, o período em que você trabalhou naquela empresa e uma breve descrição das atividades da empresa.

Parece complicado, mas não é. O mais fácil a fazer é deixar a carta pronta e somente solicitar a assinatura. O mais indicado a fazer é escrever a carta em português, pedir a assinatura e depois fazer a tradução juramentada. Caso você opte por fazer a carta diretamente em inglês, é necessário garantir que a pessoa que assinou fale inglês, pois existe a possibilidade (ainda que remota) de que o departamento de imigração do Canadá entre em contato com essa pessoa para solicitar maiores informações e se ela não falar inglês, vai ficar parecendo que não foi ela que fez ou que ela assinou algo que nem sabia o que queria dizer. Melhor investir uma graninha na tradução juramentada do que correr esse risco, não é? De qualquer forma deixarei aqui o modelo das cartas tanto em inglês quanto em português. São exatamente os modelos que eu utilizei na obtenção do meu visto e não foi preciso mencionar os NOCs aos quais elas estão associadas.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário e tentarei responder de acordo com a minha experiência.

Beijos e até o próximo post.

Certificado modelo

Statement modelo

 

16 Comments

  1. thalithali

    Olá. Vi seu comentário no site da kitty e vim aqui ver sua experiencia. Me tire uma dúvida por favor: eu somente tenho experiencia numa area na qual eu não conseguiria sequer arranjar trabalho lá (advocacia) por serem os sistemas jurídicos de ambos os países completamente diferentes. Tenho amigos empresários e comerciantes. Se por acaso eu fizesse uma carta alegando experiência em funções administrativas (secretária, atendente etc), e por acaso a imigração ligasse pra a empresa para pedir mais informações, seria possível que pedissem prova documental? Se puder me responder por email, agradeço muito.

    • lulikealocal lulikealocal

      Olá! Bom, eu só posso responder com base na minha experiência, por isso recomendo que você confirme a informação com algum consultor de imigração. No meu caso nunca ligaram para as empresas para confirmar, mas eu já vi consultores de imigração dizerem que é possível que liguem. Desconheço se existe algum caso de terem pedido documentos que comprovem. Mas de qualquer forma pelo que eu entendo, você pode comprovar experiência em advocacia até porque é um NOC válido (NOC A, Major Group 41, fonte: http://noc.esdc.gc.ca/English/NOC/Matrix2016.aspx?ver=16&val65=law) … você pode não conseguir emprego na área estando aqui sem passar pelo processo de regulamentação, mas pelo que eu entendo, para comprovar experiência de trabalho serve, são duas coisas separadas. Mas volto a repetir, confirme com um consultor de imigração para ter certeza. Espero ter ajudado.

  2. tay

    Oi Lu, tudo bem?

    Para comprovação você enviou apenas a carta assinada? Não foi necessário mais nenhum documento? Procurei no site do cic quais documentos seriam para essa comprovação e não achei. Se você ainda lembrar, poderia passar por favor?
    Como no meu trabalho não tenho carteira assinada, minha contadora sugeriu eu conversar com a minha chefe para ela assinar retroativo, mas não sei se ela irá topar.
    Obrigada por tudo e muita sorte na sua caminhada!

    • lulikealocal lulikealocal

      Oi Tay, tudo bem e você?
      Sim, apena a carta assinada em papel timbrado com o logo da empresa e assinatura do meu gerente. Se você for até o final do post está escrito Ceritificado modelo e Statement modelo, ambos são links para os modelos de documentos que usei. Me avise caso não consiga. Bjs e boa sorte 🙂

  3. Paula

    Lu, eu de novo! Sobre emprego… Tu foste com visto de residência permanente, mas não tinha contato em colleges aí, nem estou, certo? Tu conseguiu emprego logo que chegou? Como foi tua experiência?
    Ah! E outra, para entrar pelo Skilled Worker, o que eles levam em conta? A formação da graduação, ou pode ser pós, enfim?

    • lulikealocal lulikealocal

      Oi Paula, isso mesmo, não fiz college aqui, nem outro tipo de estudo. Vim procurar trabalho e demorei 3 meses para conseguir depois de procurar intensamente. Para o Skilled Worker eles levam em conta todos os níveis de escolaridade, da graduação pra cima. Quanto mais alto o nível, mais chance! 🙂

  4. Fernando

    Opa td bem?

    Obrigado pelo seu site e parabens por ter conseguido a PR.
    Tenho uma duvida:Na carta, eu coloco todos meus cargos/funcoes que obtive na empresa ou somente os relacionados ao meu NOC escolhido?

    • lulikealocal lulikealocal

      Olá Fernando, obrigada 🙂 Você pode escolher mais de um NOC e assim nas cartas especificar as diferentese funções para comprovar a experiência dentro desses NOCs. De qualquer forma o importante é comprovar 3 anos dentro de pelo menos um NOC, mais que isso não precisa. Espero ter ajudado e desculpa pela demora.

  5. Amanda Menezes

    Olá, tudo bom ?
    Gostaria de saber se é valido somar 2 empregos de NOC diferentes e lugares diferentes (na verdade foram 2 estágios remunerados) de 6 meses (full time, ou seja 30 horas semanais) para equivaler a 1 ano de experiência full time ?

    Obrigada .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *