Cursos de idiomas grátis para residentes permanentes – minha primeira aula de francês em Toronto

Olá pessoal!

 

Vim aqui contar minha última experiência: fiz hoje minha primeira aula de francês aqui em Toronto. Provavelmente quem pesquisa sobre o visto de residência permanente já deve ter ouvido falar que o governo oferece aulas de idiomas grátis para imigrantes (residentes permanentes, refugiados e cidadãos). Eu já tinha ouvido falar, mas achava que no lado inglês só estavam disponíveis aulas de inglês. Mas fui correr atrás e descobri que também existem aulas de francês. E como meu inglês ainda que esteja longe de ser perfeito, já é considerado fluente, resolvi encarar o francês. Minha intenção é dar um up no currículo, já que a oferta de emprego é muito grande para pessoas que têm fluência no idioma, afinal é um dos idiomas oficiais do país.

A primeira coisa a ser feita caso você deseje fazer tanto o curso de francês ou o de inglês, é ir até uma das sedes da YMCA (no caso de Toronto, não sei se é o mesmo nas outras cidades) e agendar a prova que eles chamam de assessment test. Nada mais é do que uma prova de nivelamento, com 4 partes assim como o IELTS: leitura, escrita, fala e compreensão oral. O tempo estimado para fazer é de 3 horas. No meu caso demorei duas horas, já que entendo bastante francês quando leio e um pouco menos quando escuto, mas não falo nem escrevo absolutamente nada, então entreguei essas partes praticamente em branco.

De acordo com o seu resultado na prova, a pessoa que aplicou o teste vai determinar o seu nível. Eles vão tentar te convencer a ficar no nível mais alto possível, pois quanto mais baixo o nível, pelo menos no caso do francês, menor a disponibilidade de vagas. No meu caso eu fiquei entre o nível 2 e o 3, mas insisti para ficar no 2, já que como falei acima, não escrevo e não falo nada. As aulas para esse nível disponível são aos sábados de 9:30 à 10:30h no norte de Toronto, Scarborough. É bem afastado do centro, mas como se trata de aula de francês de graça, não dá para reclamar. Existem outras escolas mais centrais, porém a lista de espera é enorme. Também existe a opção de curso online, para os mais disciplinados.

Hoje foi minha primeira aula. Foi uma experiência interessante. A maioria das pessoas eram mais velhas do que eu (entre 40 e poucos e 60 e poucos). A maioria era imigrante, porém também havia canadenses, já que eles também têm direito às aulas. Éramos 16 alunos, cada um com o nível bem diferente do outro, o que deixa o ritimo da aula um pouo mais lento. Em geral a experiência foi positiva, considerando novamente que não se paga um centavo pela aula e que se aprende bastante coisa. Agora se você precisa aprender rápido, descarte essa opção e vá para um curso pago que segue um ritimo mais acelerado e tem menos alunos na sala e todos no mesmo nível. Mas essa é sem dúvida uma boa opção para a integração com pessoas de vários lugares e culturas diferentes.

Para quem tem crianças, algumas das escolas oferecem serviço de creche durante as aulas, para os pais não se preocuparem enquanto estudam. Ao concluir cada nível, você recebe um certificado para comprovar o seu nível. Os níveis são baseados no famoso CLB (Canadian Language Benchmark).

 Deixo aqui o link oficial do governo sobre a oferta dos cursos e quem puder, aproveite a oportunidade: http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/live/language.asp

Bjs e até o próximo post.

Lu

4 Comments

  1. Oi Lu!! Tb comecei mas ja abandonei… fui pro nivel 3, mas fiquei numa turma mista (2 + 3) e nao aguentei a lerdeza!! 😂😂😂 na minha sala aqui na regiao da Yonge & Eglinton tinha uns 40 alunos na sala!!

    • lulikealocal lulikealocal

      Pois é Marcia, também estou com esse problema… às vezes falta paciência mesmo e você pelo menos estava mais central, eu estou em Scarborough. A aula é boa para quebrar um galho como eu disse, mas se tiver pressa esqueça rs. Bjs!

  2. Thaline

    Oi Lu, desde que vc está em Toronto, como tem sido o mercado de trabalho? Vc está estudando ou trabalhando? Poderia contar um pouco da sua experiência profissional nesses meses?
    Beijos

    • lulikealocal lulikealocal

      Oi Thaline, tudo bom? Vou fazer um post sobre isso em breve.. estive meio sumida justamente porque estava focada procurando emprego, mas agora que finalmente consegui vou voltar a postar e tenho bastante coisa pra falar sobre isso! Devo postar nos próximos dias! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *