Abrindo conta em banco no Canadá como residente permanente

Olá pessoal,

Andei sumida, pois as primeiras semanas aqui têm sido intensas… procura de emprego e agora também de apartamento, adaptação, aprendizado… parece que o tempo simplesmente voa. Mas agora tentarei atualizar o blog com mais frequência.

Decidi fazer um post sobre este assunto porque antes de abrir a minha conta tentei encontrar informação específica sobre abertura de conta para residentes permanentes, porém não encontrei. As informações dos blogs ou se referem a pessoas que vieram como estudantes ou estão bastante desatualizadas. Além disso, vi que praticamente os sites de todos os bancos têm uma parte dedicada aos “newcomers”, que são os recém chegados, porém não há tanta informação específica para cada tipo de visto. Só vendo os sites não consegui decidir qual banco escolher.

Acabei decidindo arriscar mesmo, fui até uma agência do Scotiabank já que um casal de amigos tinha me falado bem do atendimento que receberam lá e também comentaram sobre o cartão que dá pontos que permitem ganhar ingressos grátis para ir ao cinema. Ótimo começo, não é?

Acabei ficando satisfeita com a minha escolha. Eu estava interessada não só em abrir conta, como também em conseguir um cartão de crédito, pois ele é muito importante para a construção do histórico de crédito aqui no Canadá. É esse histórico que vai comprovar que você é um pagador responsável na hora em que você for tentar comprar um imóvel, um carro, ou alguma coisa de valor elevado. Então se você pensa em ficar aqui um bom tempo, o legal é conseguir um cartão de crédito e pagar sempre direitinho, sem ficar devendo, para construir um bom histórico.

Enfim, voltando ao assunto, fui até o banco, onde fui realmente muito bem atendida. Eu estava com medo de não autorizarem um cartão de crédito, já que ainda não estou trabalhando e não tenho como comprovar renda. Mas, para a minha surpresa, pelo fato de ter o viso de residência permanente, o Scotiabank oferece um cartão de crédito com o limite de 1.000 dólares, que é uma quantidade razoável considerando que eu acabei de chegar aqui e não tenho como comprovar nada.

Outra coisa importante para ficar ligado na hora de abrir conta,  é saber que algumas contas te dão direito a transações grátis limitadas, como por exemplo 25 transações por mês, que incluem saques, uso do cartão, pagamentos, transferências… passando desse número você tem que pagar por cada transação que fizer. Essas contas normalmente têm as taxas de manutenção mais baratas ou até grátis, então se você não pretende fazer muitas transações, vale a pena. Já as com transações ilimitadas tem taxas de manutenção um pouco mais altas, normalmente em torno dos 13 a 15 dólares no caso do Scotiabank, mas se você mantiver um determinado valor na sua conta durante o mês inteiro, esse valor não é cobrado.

Então é isso, não tenho a mínima intenção de fazer propaganda do Scotiabank e acredito que os demais bancos devem ter produtos parecidos, porém agora que já sei que lá é garantido conseguir o cartão de crédito, decidi compartilhar a dica com a intenção de facilitar a vida de quem está perdido procurando informação como eu estava.

Beijos e até o próximo post.

2 Comments

  1. Angelica Bomfim

    Bom dia Lu! Tudo bem?
    E a questão dos documentos necessários? Apenas de identificação (deve ser a identidade canadense?) e visto? Ou é necessário comprovar a residência fixa como no Brasil e outras exigências?
    Estou amando o blog!
    Beijos e continue escrevendo, pois seus relatos são de grande ajuda aos demais brasileiros que embarcam nesta viagem! hehe

    • lulikealocal lulikealocal

      Oi Angelica! Tudo bem e você?
      Quanto aos documentos, só foi preciso a identidade mesmo. Eu levei o passaporte, que era a única que eu tinha. Não precisou de comprovante de residência, eles só perguntam qual é seu endereço. Fico muito feliz de saber que você está gostando. Pode deixar que em breve postarei mais coisas legais. Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *